Transição de estações favorece as doenças respiratórias, diz médico especialista

Por Portal Opinião Pública 20/03/2024 - 15:05 hs
Foto: Divulgação

Com a chegada do outono, os dias mais quentes e úmidos vão ficando para trás e dando lugar ao período com temperaturas mais amenas e dias mais secos. Nesta época, também são comuns as mudanças bruscas de temperaturas e maior concentração de poluentes no ar, o que deixa as pessoas mais suscetíveis à irritação das mucosas e às doenças respiratórias.

De acordo com o médico pneumologista Valter Eduardo Kusnir, do hospital Santa Casa de Mauá, agora é o momento de reforçar a imunidade, os cuidados com a saúde e com a higiene, já que as temperaturas mais baixas favorecem a proliferação de diversos vírus, como por exemplo, o da Influenza, que causa gripe, e o Adenovírus, os resfriados.

No outono também são comuns as Pneumonias Adquiridas na Comunidade (PACs) e a Covid-19, além das doenças crônicas como asma, bronquite, rinite, sinusite e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O aumento dessas patologias ocorre porque as pessoas permanecem por mais tempo em locais fechados e com pouca ventilação. “Os pacientes com doenças crônicas devem redobrar a atenção com o uso da medicação, com os check-ups regulares e manter a carteira de vacinação em dia. Já aqueles que sofrem com doenças respiratórias crônicas precisam ficar ainda mais atentos, pois uma simples gripe ou resfriado pode complicar a saúde”, orienta o médico Valter Eduardo Kusnir.

As crianças e os idosos também estão entre os mais impactados pelas oscilações de temperatura da época. Por isso, é importante manter as alergias sob controle, agasalhar-se corretamente, reforçar a hidratação, sair ao sol sempre que possível, além de cuidar da imunidade, manter uma boa alimentação, beber cerca de dois litros de água por dia, praticar atividades físicas e cuidar da higiene pessoal.

As mãos são o principal local de contaminação e o ideal é sempre lavá-las com água e sabão e, quando não for possível, higienizá-las com álcool em gel; evitar as aglomerações e os locais fechados; evitar fumar; proteger a boca ao tossir; usar máscara, especialmente em caso de gripes e resfriados, ou em locais com pessoas nessas condições; lavar blusas, mantas e cobertores guardados por muito tempo antes de usá-los e fazer lavagem nasal com soro fisiológico três vezes ao dia.